Translate

segunda-feira, 30 de março de 2020

Entrevista : Flavinho( Até Quando? / Subv3rt)


"o momento em que vivemos é de uma grande  ascensão reacionária, é hora de não deixar os ideais morrerem. " 



Salve salve! Hoje troquei ideia com uma das pessoas mais firmeza que você pode conhecer no Underground. Flavio, vulgo Flavinho. Vocalista da banda Até Quando?. E ele contou um pouco sobre seus projetos, incluindo a Subv3rt, que produz adesivos e camisetas ANTIFA da melhor qualidade, além de funcionar também como uma distro de CDs.

Até Quando?

Subv3rt


Como foi o seu primeiro contato com o Hardcore Punk?

Cara, difícil dizer o momento exato, foi algo que aconteceu gradativamente. Na minha adolescência rolava aquelas fitinhas piratas nos camelôs, talvez tenha sido alguma do Ramones, mas eu ouvia tudo que tinha distorção. Eu comprava aquela revista Metalhead, que tinha um preço acessível e que apesar do nome não era só de metal e buscava conhecer banda das quais eu lia, com o tempo foi rolando uma identificação com a cena Punk e Hardcore e eu acabei pendendo mais pra esse lado.

As fitinhas de camelô arruinaram minha vida também hehe.. eu me lembro que a galera de Arapongas já era bem engajada em causas políticas na época que os conheci , lembro do Cassiano(guitarra do Refutare) me dando um Zine . Como se deu esse amadurecimento da galera aí ?


 A maior parte da galera foi influência do Hardcore mesmo, as letras politizadas e todo o universo da cena ensinou muito, que não era apenas a música  e sim o conteúdo, isso refletiu nos interesses literários e tudo mais, mas  no caso dos zines por exemplo, quem encabeçava era o Marcus, que já tinha outras influências musicais e é um cara que sempre foi muito inteligente, lia bastante e já  conhecia filosofia e tal, hoje ele toca numa banda daqui de Arapongas que se chama Orifício Dos Deuses, muito boa inclusive. E com o tempo todos entenderam que não precisava ouvir só punk e Hardcore e que existe muita banda e artistas em geral muito bons independente do estilo.



E o Refutare ? Me explica o que aconteceu cara . Banda tinha uma sonoridade única , lançaram um puta álbum , em todos os sentidos , inclusive a arte gráfica , e acabou ?



Mano, não sabemos. Não tem nada previsto, pode até acontecer, mas até o momento não estamos focados nisso. O Refutare foi algo muito importante pra gente, então tem que ter todo um cuidado, para que se for voltar a fazer alguma coisa, que seja relevante e realmente novo. Pode até acontecer de voltar.

Entendo , mas enquanto isso o Até Quando? Continuou firme e forte .vcs gravaram recentemente , me fala sobre essa gravação ?

A gravação foi feita em um dia, lá no 3 em 1, em Londrina, com o Bressan, foi onde gravamos com o Refutare, mas fizemos num esquema bem mais simples, foi captado com todos tocando junto, menos o vocal, bateria numa sala separada e guitarra e baixo em linha, no mesmo dia já fizemos os vocais, tudo rapidão, tá meio enroscado porque ficaram alguns detalhes que queremos ajustar, mas vai rolar. Três músicas já estavam numa demo antiga nossa, regravamos elas e mais sete faixas, logo mais tá na área.

Tô ansioso pra ver tudo. Lançamento será físico também ?

 É o plano.


Além da banda você e a sua companheira, a Brigitte, tem a Subv3rt , que confecciona adesivos , camisetas , tem a distro de CDs . De onde surgiu a ideia da Subv3rt ? E quais os planos ? Virar um selo, ampliar de alguma forma ?


A ideia da subv3rt veio ao notar a necessidade de reafirmar certas ideias, o momento em que vivemos é de uma grande  ascensão reacionária, é hora de não deixar os ideais morrerem. E é legal o lance de estar nos shows com a banquinha, vendo bandas, conhecendo pessoas que se identificam com essas ideias. Não dá pra fazer tudo o que gostaríamos, mas com o tempo se conseguirmos dar apoio para shows e eventos Undergrounds, organizar eventos e lançar bandas da região seria bem massa. 

A melhor coisa pra se fazer em quarentena ?

Puts, boa pergunta, não sei não, aceito sugestões. Eu não estou sabendo lidar com isso. Acredito que uma boa parte da população tá assistindo série, tô aí nessa massa.
 O negócio é tentar ocupar a mente, seja lá com o que for, todo mundo tem alguma pra fazer e que não tinha tempo antes, tocar guitarra, ler um livro ou brincar com os cachorros, mas é uma situação bem estranha, não vejo a hora de terminar logo. 

Estou na mesma.hehe
Mano , te agradeço muito pelo tempo investido aqui nesse humilde projeto. Esse espaço é seu para se manifestar da forma que bem entender . Obrigado. 

Eu é que te agradeço e parabenizo pela atitude. Obrigado por estar contribuindo com as bandas e parabéns pela forma como faz isso. Valeu mesmo mano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário