Translate

sábado, 28 de março de 2020

ENTREVISTA : Mart Laurano, Headroom Studio


"Produção musical também é arte, e como toda arte, envolve amor por parte de quem faz."

Salve Salve. Enquanto a quarentena continua, nada melhor que mais uma entrevista, e a bola da vez é o meu amigo baterista de mão cheia e produtor Mart, do Headroom studio. ele desmistifica um pouco sobre a sua área que é produzir/gravar bandas, e aproveito pra deixar aqui o seu contato e links, além de uma making of , feita por ele na produção do primeiro EP da banda Tubarão Bomber.

 Mart Laurano

Telefone/Whatsapp : (43) 99818-4465

Website

Instagram



Cara você começou "cedo" na música, mais especificamente na produção . Quando que surgiu essa vontade de gravar e produzir bandas ?

 Então. Na real, estou envolvido com música desde que me entendo por gente. Meu pai e meus tios me influenciaram imensamente. De U2 e Rolling Stones à Guns e Bon Jovi. Com 8 anos comecei tocar batera e na adolescência  vieram as primeiras bandas com amigos. Sobre a vontade de gravar, tudo começou na primeira vez que entrei num estúdio. Aquele monte de botão, luz piscando e microfone me deixou fascinado de um jeito inexplicável. De lá pra cá, o interesse só foi aumentando, até perceber que na real o meu gosto estava em ficar do lado dos bastidores da coisa, e não no palco.

Daí o primeiro passo foi ir atrás de cursos ? Como foi ?


O interesse surgiu, pra valer, por volta dos meus 14 anos de idade. Peguei o que tinha ao meu alcance e comecei a gravar. Baixei o primeiro software gratuito que achei, liguei o microfone de um headset que tinha na época, e comecei a gravar coisas. Tentar editar, mixar, aprender pra que servia cada ferramenta. Vendo que o negócio era mais difícil do que parecia, ae sim fui atrás de aulas.






Na cara e na coragem. E como todos produtores , já trabalhou com os mais variados estilos musicais . Mas você tem uma preferência ? Algo que goste de produzir mais ?

 Sem dúvidas, meu estilo preferido pra produzir é o hardcore. Muitos motivos influenciam nisso, mas penso que o que mais pesa é que esse é o estilo que eu amo e ouço todos os dias há anos. Conheço a história, as variáveis, os timbres e tudo isso deixa muito mais fácil, principalmente no contato com o artista. É como se falássemos a mesma língua. Sendo assim, tudo flui melhor, tudo é muito mais prazeroso. Produção musical também é arte, e como toda arte, envolve amor por parte de quem faz.

E a coisa rola em constante evolução? Existem técnicas na forma como captar determinado instrumento , técnicas que vão além de ter um bom equipamento ?

Na verdade eu defendo muito a ideia de que equipamento é só ferramenta. Se você colocar o melhor microfone do mundo na frente do melhor amplificador de guitarra e esperar acontecer, nunca vai chegar em lugar algum. Ter um bom ouvido em junção com saber como tirar o melhor som possível do que você tem no momento, vale muito mais do que qualquer equipamento caro. Lógico, seria hipocrisia dizer que equipamentos bons não trazem sonoridades "melhores", mas nada disso vale sem o conhecimento de como operar tudo.










E o que tem feito ultimamente , algum curso de aperfeiçoamento ? Trabalhando com alguma banda ?

Durante o ano de 2019 fui membro do Mix With The Masters, onde tive cursos online ministrados pelos melhores produtores do mundo, galera que produziu desde Led, Jimmy Hendrix até os atuais que trampam com Adele e grandes nomes da música. Aprendi muitos conceitos incríveis. Atualmente, tendo decidido focar em trabalhar só com o underground, me tornei aluno da URM Academy, uma academia online americana, com aulas específicas pra quem vai trabalhar com Rock, Metal, Hardcore e outros gêneros mais pesados. Tenho aprendido e feito muito contato com novos profissionais assim . Sobre trabalho, meus últimos trabalhos foram um EP para a banda Tubarão Bomber e um single para a OverDead. Tenho dois projetos em andamento e mais alguns já cotados até o meio do ano.

 A pergunta do momento. A melhor coisa pra se fazer na quarentena ?

 Ficar isolado no estúdio ouvindo música.

 Hehe ,boa . Mano agradeço demais pelo seu tempo investido aqui e deixo esse espaço aberto para você se manifestar livremente. Valeu Mart!

 Massa demais mano! Sempre bom trocar uma ideia com gente do mesmo rolê e divulgar mais sobre como tudo isso funciona.


Nenhum comentário:

Postar um comentário